TG Telegram Group Link
Channel: "Mulheres ensinando Mulheres"
Back to Bottom
11 de Maio de 2024

Leitura do dia:
1 Crônicas 22 ao 24
Provérbios 10



Davi realizou inúmeros preparativos para o templo, pois sabia da inexperiência de Salomão bem
como da grandeza do trabalho de construção.

Davi pensava: “Meu filho Salomão é jovem e inexperiente, e o templo que será construído para o Senhor deve ser extraordinariamente magnífico, famoso e cheio de esplendor à vista de todas as nações. Por isso, deixarei tudo preparado para a construção”.
Assim, Davi deixou tudo preparado antes de morrer. Davi mandou chamar seu filho Salomão e ordenou que ele construísse um templo para o Senhor, o Deus de Israel, dizendo: “Meu filho, eu tinha no coração o propósito de construir um templo em honra ao nome do Senhor, o meu Deus. Mas veio a mim esta palavra do Senhor: ‘Você matou muita gente e empreendeu muitas guerras. Por isso, não construirá um templo em honra ao meu nome, pois derramou muito sangue na terra, diante de mim. Mas você terá um filho que será um homem de paz, e eu farei com que ele tenha paz com todos os inimigos ao redor dele. Seu nome será Salomão, e eu darei paz e tranquilidade a Israel durante o reinado dele. É ele que vai construir um templo em honra ao meu nome. Eu serei seu pai e ele será meu filho. E eu firmarei para sempre o trono do reinado dele sobre Israel’. Agora, meu filho, que o Senhor seja com você, para que você consiga construir o templo do Senhor, o seu Deus, conforme ele disse que você faria. Que o Senhor dê a você prudência e entendimento para que você obedeça à lei do Senhor, o seu Deus, quando ele o puser como líder de Israel”.
1 Crônicas 22:5-12

Como é precioso o conselho de um pai que conhece e teme ao Senhor! Às vezes, você pode pensar, neste momento: “Que pena, não tive um pai ou uma mãe assim”. Porém, você pode pensar diferente: “Eu quero ser um pai ou uma mãe assim”. Olhe para frente. Às vezes, o que você não teve, você pode lutar para que seus filhos tenham.
Qual é o segredo do nosso sucesso?

E você prosperará se for cuidadoso em obedecer aos decretos e às leis que o Senhor deu a Israel por meio de Moisés. Seja forte e corajoso! Não tenha medo nem se desanime!
1 Crônicas 22:13

Obediência sempre, como também está registrado em Josué.

Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido. Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.
Josué 1:8-9

A Palavra de Deus, além de viva e eficaz, é fiel. As promessas de Deus se cumprem através dela. A obediência atrai a vida, mas a desobediência atrai a morte.

Escolha a vida, a bênção, e andará seguro nos caminhos do Senhor. Como Provérbios 10 nos ensina a respeito disso, não deixe de ler.

O próprio Salomão nos ensina:

Provérbios de Salomão: O filho sábio dá alegria ao pai; o filho tolo dá tristeza à mãe. Os tesouros de origem desonesta não servem para nada, mas a retidão livra da morte.
Provérbios 10:1,2

Ele ainda diz:

Quem acolhe a disciplina mostra o caminho da vida, mas quem ignora a repreensão desencaminha outros.
Provérbios 10:17

Pode ter certeza de que se você tiver sede de Deus essa será saciada. Mas lembre-se, tudo começa quando tememos a Deus.

O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada. Provérbios 10:27 NVI

Ceres Silva
12 de Maio de 2024

Leitura do dia:
1 Crônicas 25 e 26
Provérbios 11



Como os capítulos 25 e 26 de Crônicas se atém nos cuidados da casa do Senhor, vamos meditar em Provérbios 11.
Quanta riqueza esse capítulo nos ensina.

Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes. Provérbios 11:2

Sempre relaciono o orgulho a Satanás, e a humildade, a Cristo. Assim, procuro me livrar do orgulho todos os dias da minha vida.

De nada vale a riqueza no dia da ira divina, mas a retidão livra da morte. Provérbios 11:4

Quem confia em suas riquezas certamente cairá, mas os justos florescerão como a folhagem verdejante.
Provérbios 11:28

Infelizmente, o mundo nos leva a correr atrás de coisas passageiras, como a riqueza, por exemplo. O dinheiro é necessário sim, mas o amor a ele é a raiz de todos os males, nos ensina o Senhor. Mas há uma riqueza que vem do alto, que nunca acaba e que ainda nos leva à eternidade – é a nossa obediência a Deus. Esta produz frutos que são viçosos e vigorosos, e nos levam além.

O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia a língua. Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo.
Provérbios 11:12 e13

A nossa língua produz um veneno mortífero. Por isso, se a presença do Espírito Santo de Deus não habitar dentro de nós, seremos assim. Com ela, abençoamos as pessoas e as amaldiçoamos ao mesmo tempo. Isso não pode acontecer. Ou nossa boca é fonte de bênçãos ou de maldição. O que a sua boca tem sido? Tiago 3 nos ensina sobre isso de uma maneira perfeita.

Sem diretrizes a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros. Provérbios 11:14

Os conselhos na nossa vida são bênção desde que eles venham de pessoas que temem a Deus. Cuidado com aquilo que você ouve e, principalmente, com o que você faz. Nossas ações têm conse- quências, e a colheita sempre vem depois da semeadura.

O Senhor detesta os perversos de coração, mas os de conduta irrepreensível dão-lhe prazer. Esteja certo de que os ímpios não ficarão sem castigo, mas os justos serão poupados.
Provérbios 11:20-21

Cuidado com seu coração, porque onde está seu tesouro, ali também estará seu coração. A obediência aos mandamentos do Senhor é a única coisa que nos leva a trilhar caminhos certos.

Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.
Provérbios 11:24-25

Prosperidade não é ter as coisas em abundância, prosperidade é ausência de necessidade. Deus nos dá para que possamos ser bênção na vida dos outros. Deus tem prazer em abençoar aqueles que são mordomos fiéis, que não usam todas as coisas apenas para seus prazeres, mas se importam com a necessidade dos outros.

O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas sábio é. Provérbios 11:30 (ARC)


Eu creio que o maior tesouro que uma pessoa pode ter é quando ela é escolhida por Deus para ser um instrumento através do qual outras pessoas venham a conhecê-lo. Experimentar isso é sobrenatural. Ver vidas sendo transformadas pelo poder que há no nome de Jesus é tremendo. Qual é o caminho para isso? Conheça a Palavra e depois a faça conhecida, pois as demais coisas o Espírito Santo de Deus faz.

Ceres Silva
13 de Maio de 2024

Leitura do dia:
1 Crônicas 27 ao 29
Provérbios 12


Os últimos capítulos de 1 Crônicas ressaltam os sábios conselhos que o rei Davi deu a seu filho Salomão, aquele que iria sucedê-lo como rei de Israel.

E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre.
1 Crônicas 28:

Davi colheu intensamente tanto as bênçãos da obediência quanto as maldições da desobediência. Ele tinha autoridade para ensinar seu filho que iria assumir o seu lugar.
Davi não apenas exortou Salomão, ele também trouxe esperança viva ao coração dele.

E acrescentou: “Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção do templo do Senhor”.
1 Crônicas 28:20

Deus nos disciplina, mas também nos levanta para perseverarmos em seguir os seus caminhos. Aleluia!

A caminhada com Deus não é uma caminhada fácil, mas é uma caminhada com recompensas. Deus não traz tentação sobre nossa vida, mas Ele prova nosso coração para que possamos crescer à imagem e semelhança de Jesus. Quanto mais crescemos Nele, mais intimidade teremos com Ele. Davi também experimentou isso. As orações dele manifestavam a sua intimidade com Deus.

Salomão foi abençoado pelas ações de seu pai e ganhou o respeito do povo.
Naquele dia comeram e beberam com grande alegria na presença do Senhor. Assim, pela segunda vez, proclamaram Salomão, filho de Davi, rei, ungindo-o diante do Senhor como soberano, e Zadoque como sacerdote. De maneira que Salomão assentou-se como rei no trono do Senhor, em lugar de Davi, seu pai. Ele prosperou, e todo o Israel lhe obedecia. Todos os líderes e principais guerreiros, bem como todos os filhos do rei Davi, prometeram submissão ao rei Salomão. O Senhor exaltou muitíssimo Salomão em todo o Israel e concedeu-lhe tal esplendor em seu reinado como nenhum rei de Israel jamais tivera.
1 Crônicas 29:22-25

Davi morreu em boa velhice, tendo desfrutado vida longa, riqueza e honra. Seu filho Salomão foi o seu sucessor.
Agora, vamos aprender algumas preciosas dicas de Provérbios 12?

* Aceitar a disciplina.
Aquele que quer aprender gosta que lhe digam quando está errado; só o tolo não gosta de ser
corrigido.
Provérbios 12:1 (NTLH)

* Sempre nos esforçar para fazer o bem.
O Senhor Deus abençoa os bons, mas condena os que planejam o mal. Quem pratica a maldade não tem
segurança, mas quem é honesto não será abalado. Provérbios 12:2-3 (NTLH)

* As mulheres devem honrar seus maridos.
A boa esposa é o orgulho do marido, mas a esposa que traz vergonha ao marido é como câncer nos
ossos dele.
Provérbios 12:4 (NTLH)

* Cuidar bem dos nossos animais.
Os bons cuidam bem dos seus animais, porém o coração dos maus é cruel. Provérbios 12:10 (NTLH)

* Não agir quando estamos irados.
A ira do louco se conhece no mesmo dia, mas o avisado encobre a afronta. Provérbios 12:16 (ARC)

* Ter muito cuidado com nossa língua.
Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura. Os lábios que dizem a verdade
permanecem para sempre, mas a língua mentirosa dura apenas um instante. Provérbios 12:18,19

* Sempre lutar pela paz.
O engano está no coração dos que maquinam o mal, mas a alegria está no meio dos que promovem a
paz.
Provérbios 12:20

Ceres Silva
14 de Maio de 2024

Leitura do dia:
2 Crônicas 1 e 2
Provérbios 13


Em 2 Crônicas, o cronista focaliza o reinado de Salomão. O cronista volta sua atenção para a história de Davi como idealizador do templo, depois para Salomão como construtor do templo.

O cronista sempre nos lembra que a devoção ao Senhor, especialmente exemplificada na adoração no templo, é o caminho para as bênçãos e para a prosperidade.

Deus foi com Salomão assim como foi com Davi, porém no relato do cronista não mostra claramente a apostasia de Salomão e o julgamento decorrente do seu pecado. Isso é bem representado nas suas palavras em Eclesiastes quando ele nos diz que melhor é o fim do que o princípio das coisas.

Salomão começou bem, mas não terminou. Vale a pena lembrarmos a maravilhosa comunhão com Deus que ele desfrutava:

“Salomão, filho de Davi, estabeleceu-se com firmeza em seu reino, pois o Senhor, o seu Deus, estava com ele e o tornou muito poderoso.

Naquela noite Deus apareceu a Salomão e lhe disse: “Peça-me o que quiser, e eu darei a você”. Salomão respondeu: “Tu foste muito bondoso para com meu pai Davi e me fizeste rei em seu lugar. Agora, Senhor Deus, que se confirme a tua promessa a meu pai Davi, pois me fizeste rei sobre um povo tão numeroso quanto o pó da terra. Dá-me sabedoria e conhecimento, para que eu possa liderar esta nação, pois quem pode governar este teu grande povo?” Deus disse a Salomão: “Já que este é o desejo de seu coração e você não pediu riquezas, nem bens, nem honra, nem a morte dos seus inimigos, nem vida longa, mas sabedoria e conhecimento para governar o meu povo, sobre o qual o fiz rei, você receberá o que pediu, mas também lhe darei riquezas, bens e honra, como nenhum rei antes de você teve e nenhum depois de você terá”.”
2 Crônicas 1:1, 7-12 NVI

O exemplo da vida de Salomão nos ensina a guardar nosso coração até mesmo das bênçãos que o próprio Deus nos concede. Entender que a nossa maior benção é nossa comunhão com Deus  é fundamental para que jamais deixemos de depender Dele.

Vamos aprender mais um pouquinho com a vida de Salomão em provérbios 13?

*Obediência aos pais;

“O filho sábio acolhe a instrução do pai, mas o zombador não ouve a repreensão.”
Provérbios 13:1 NVI

*Cuidado com nosso muito falar;

“Do fruto de sua boca o homem desfruta coisas boas, mas o que os infiéis desejam é violência. Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando.”
Provérbios 13:2-3 NVI

*Vencendo a preguiça;

“O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos.”
Provérbios 13:4 NVI

*O orgulho nos coloca em apuros;

“O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho.”
Provérbios 13:10 NVI

*O dinheiro ilícito se vai facilmente;

“O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.”
Provérbios 13:11 NVI

*Jamais perca a esperança;

“A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida.”
Provérbios 13:12 NVI

*Cuidado com as companhias;

“Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.”
Provérbios 13:20 NVI

*Apegue-se ao bem;

“O homem bom deixa herança para os filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é armazenada para os justos.”
Provérbios 13:22 NVI

*Corrija seus filhos com amor;

“Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo.”
Provérbios 13:24 NVI

Por Ceres Silva 🦅
15 de Maio de 2024

Leitura do dia:

2 Crônicas 3 ao 5
Provérbios 14


Salomão sabia quem Deus era, mas não guardou o seu coração daquilo que Deus podia lhe dar.

“Os que tocavam cornetas e os cantores, em uníssono, louvaram e agradeceram ao Senhor. Ao som de cornetas, címbalos e outros instrumentos, levantaram suas vozes em louvor ao Senhor e cantaram: “Ele é bom; o seu amor dura para sempre”. Então uma nuvem encheu o templo do Senhor, de forma que os sacerdotes não podiam desempenhar o seu serviço, pois a glória do Senhor encheu o templo de Deus.”
2 Crônicas 5:13-14 NVI

Como é maravilhoso quando a glória de Deus vem sobre as nossas vidas. Mas existe uma diferença entre a glória de Deus vir e entre ela permanecer em nós.

Salomão experimentou a glória de Deus, porém a mesma não permaneceu sobre ele. A glória de Deus deve nos levar a um constrangimento de que cada milagre que Deus faz em nossa vida não é por merecimento e sim por misericórdia. A partir daí toda essa gloria precisava ser disponibilizada na vida do seu próximo incondicionalmente.

Vamos  meditar mais um pouco em provérbios?

* Muitas mulheres sabem esse versículo decorado, mas ele precisa ser praticado dentro dos nossos lares;

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua.”
Provérbios 14:1 NVI

* A obediência honra a Deus;

“Quem anda direito teme o Senhor, mas quem segue caminhos enganosos o despreza.”
Provérbios 14:2 NVI

* A nossa direção sempre deve vir do Senhor;

“Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.”
Provérbios 14:12 NVI

* Não deixe a ira te dominar;

“Quem é irritadiço faz tolices, e o homem cheio de astúcias é odiado.”
Provérbios 14:17 NVI

* Eu creio que é a maior riqueza de um homem é temer ao Senhor;

“Aquele que teme o Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos. O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte.”
Provérbios 14:26-27 NVI

Deus tem me dado o privilégio de estar todos os dias meditando na palavra para dividir um pouquinho com vocês. Porém, não se limite apenas aquilo que eu posso te oferecer, leia a Palavra e você verá tudo aquilo que o próprio Deus pode te oferecer. E eu lhe garanto, é bem melhor.

Ceres Silva
16 de Maio de 2024

Leitura do dia:
2 Crônicas 6 e 7
Provérbios 15


Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar.
2 Crônicas 7:14,15

Que versículo maravilhoso, não é verdade?

Precisamos aperfeiçoar nossa fé e trabalhar para que o nosso coração creia na Palavra de Deus. Qual é o caminho para isso? Conhecer a Palavra e prosseguir em conhecê-la. Quando a Palavra entra na nossa mente, ela começa a transformar nosso coração para que ele creia nas promessas de Deus. E quando cremos nas promessas de Deus, passamos a obedecê-lo.
Salomão experimentou a glória de Deus. Uma vida de oração atrai a glória de Deus.

Assim que Salomão acabou de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios, e a glória do Senhor encheu o templo.
2 Crônicas 7:1

O Senhor lhe apareceu de noite e disse: “Ouvi sua oração e escolhi este lugar para mim, como um templo para sacrifícios.”
2 Crônicas 7:12

Uma vida de oração, de comunhão com Deus, nos ensina o caminho da obediência. A obediência é algo imprescindível na nossa vida porque a desobediência impede as bênçãos de Deus.

Mas, se vocês se afastarem de mim e abandonarem os decretos e os mandamentos que dei a vocês e prestarem culto a outros deuses e adorá-los, desarraigarei Israel da minha terra, que dei a vocês, e lançarei para longe da minha presença este templo que consagrei ao meu nome. Farei que ele se torne objeto de zombaria entre todos os povos.
2 Crônicas 7:19-20

Quem nunca respondeu alguém antes que a pessoa tivesse terminado a pergunta? 🙈🙈🙈 Fazemos tanto isso, não é? Mas isso é falta de sabedoria. E quanta sabedoria há nas lições de
Provérbios 15! Não deixe de ler esse capítulo e ser abençoado.

O justo pensa bem antes de responder, mas a boca dos ímpios jorra o mal. Provérbios 15:28

Como responder às pessoas.

A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira. A língua dos sábios torna atraente
o conhecimento, mas a boca dos tolos derrama insensatez. Provérbios 15:1,2

Deus vê todas as suas ações, todas, sem nenhuma exceção.

Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons. Provérbios 15:3

Deus não aceita sacrifícios no lugar da obediência.

O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo o agrada. O Senhor detesta o caminho
dos ímpios, mas ama quem busca a justiça. Provérbios 15:8,9

Deus conhece o nosso coração.

A Sepultura e a Destruição estão abertas diante do Senhor; quanto mais os corações dos homens! Provérbios 15:11

O coração alegre embeleza nosso rosto.
A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito. Provérbios 15:13

O pouco com Deus sempre é suficiente.

É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação. É melhor ter
verduras na refeição onde há amor do que um boi gordo acompanhado de ódio. Provérbios 15:16-17

Ceres Silva
HTML Embed Code:
2024/05/16 21:44:19
Back to Top