TG Telegram Group Link
Channel: "Mulheres ensinando Mulheres"
Back to Bottom
15 de Abril de 2024

Leitura do dia:
1 Reis 20 e 21



Um rei da Síria, com um exército enorme, se levanta para atacar a cidade de Samaria, reino de Israel, onde Acabe reinava.

Mesmo com um coração que fazia o que era mau perante o Senhor, Deus usou de misericórdia com Acabe para trazer livramento sobre ele e seu povo.

Nessa ocasião, um profeta foi até Acabe, rei de Israel, e anunciou: “Assim diz o Senhor: ‘Vê este exército enorme? Hoje eu o entregarei nas suas mãos, e então você saberá que eu sou o Senhor’.” “Mas quem fará isso?”, perguntou Acabe. O profeta respondeu: “Assim diz o Senhor: ‘Os jovens soldados dos líderes das províncias o farão’.” “E quem começará a batalha?”, perguntou. O profeta respondeu: “Você”.
1 Reis 20:13-14

Mas Acabe não foi aprovado. Ele não conseguiu obedecer totalmente a Deus, pois obedeceu parcialmente aos mandamentos do Senhor. A obediência parcial é considerada desobediência diante de Deus. Uma vez que a pessoa escolhe seus próprios caminhos, ela demonstra que não precisa mais do Senhor.

Acabe continua mostrando seu caráter no seu jeito de lidar com as pessoas, abusando da sua autoridade com pessoas fracas e não a exercendo com sua mulher.

Acabe queria uma vinha a qualquer preço. Mas Nabote, dono da vinha, recusou-se a fazer qual- quer tipo de negócio com ele.

Nabote, contudo, respondeu: “O Senhor me livre de dar a ti a herança dos meus pais!” 1 Reis 21:3

Diante da resposta de Nabote, Acabe se prostra, e Jezabel, como uma mulher tola e má, espalha seu veneno para piorar a situação.

Então Acabe foi para casa aborrecido e indignado porque Nabote, de Jezreel, lhe dissera: “Não te darei a herança dos meus pais”. Deitou-se na cama, virou o rosto para a parede e recusou-se a comer. [...] Disse-lhe Jezabel, sua mulher: “É assim que você age como rei de Israel? Levante-se e coma! Anime-se. Conseguirei para você a vinha de Nabote, de Jezreel”.
1 Reis 21:4, 7

Ela conseguiu a vinha, mas através de seus próprios caminhos. E como a Palavra nos ensina, os caminhos do homem são caminhos de morte, e não foi diferente nesse caso.

Então ela escreveu cartas em nome de Acabe, pôs nelas o selo do rei e as enviou às autoridades e aos nobres da cidade de Nabote. Naquelas cartas ela escreveu:

“Decretem um dia de jejum e ponham Nabote sentado num lugar de destaque entre o povo. E mandem dois homens vadios sentar-se em frente dele e façam com que testemunhem que ele amaldiçoou tanto a Deus quanto ao rei. Levem-no para fora e apedrejem-no até a morte”.
1 Reis 21:8-10

Jezabel matou Nabote, porém Deus não permitiu que o rei Acabe tomasse posse da vinha.

Então a palavra do Senhor veio ao tesbita Elias: “Vá encontrar-se com Acabe, o rei de Israel, que reina em Samaria. Agora ele está na vinha de Nabote para tomar posse dela. Diga-lhe que assim diz o Senhor: “Você assassinou um homem e ainda se apossou de sua propriedade?” E acrescente: Assim diz o Senhor: “No local onde os cães lamberam o sangue de Nabote, lamberão também o seu sangue; isso mesmo, o seu sangue!” 1 Reis 21:17-19

E a profecia do Senhor se cumpriu sobre Acabe e sua família.

E acerca de Jezabel o Senhor diz: “Os cães devorarão Jezabel junto ao muro de Jezreel”. Os cães comerão os que pertencem a Acabe e que morrerem na cidade, e as aves do céu se alimentarão dos que morrerem no campo.
1 Reis 21:23-24

Acabe foi levantado como rei de Israel e a sua maior falha foi não exercer a autoridade devida sobre sua mulher, que era má e influenciadora. E essa atitude de Acabe não agradou o coração de Deus. As mulheres precisam ajudar seus maridos a assumirem o lugar de sacerdotes, não tomarem o lugar deles.

Nunca existiu ninguém como Acabe que, pressionado por sua mulher, Jezabel, vendeu-se para fazer o que o Senhor reprova. Ele se comportou da maneira mais detestável possível, indo atrás de ídolos, como faziam os amorreus, que o Senhor tinha expulsado de diante de Israel.
1 Reis 21:25-26

Quando Acabe escutou essa profecia vinda do Senhor através do profeta, houve arrependimento em seu coração, e ele começou a agir com mansidão.
Amanhã é o último da nossa série sobre “Perseverança”.

Como sou grata por esse tempo de tanto aprendizado e ensino do nosso Deus!

Esperando vocês amanhã!
Com Deus
Ceres Silva
16 de Abril de 2024

Leitura do dia:
1 Reis 22
Salmos 21 a 23



Hoje terminamos 1 Reis e vamos nos deliciar na leitura de alguns salmos.

Você se lembra que não
devemos apenas ler os salmos, mas orar os salmos. Que refrigério é isso!

No último capítulo de 1 Reis, há ensinamentos preciosos para nossa vida.

Josafá se torna rei de Judá e faz uma aliança com Acabe, rei de Israel. Depois do arrependimento de Acabe, ele experimentou alguns anos de paz.
Durante três anos não houve guerra entre a Síria e Israel. 1 Reis 22:1

Deus tem toda a autoridade sobre os céus e a terra e sobre todo principado e toda potestade. E, na Palavra, algumas vezes vemos o próprio Deus liderando sobre espíritos demoníacos para atormentar as pessoas.

Mas Deus não é um Deus de amor? Sim, Ele é. Ele se dispõe a amar o pecador, mas odeia o pecado. Foi o pecado que nos separou de Deus. Por isso, o pecado é tratado.
E, neste capítulo, Deus envia um espírito mentiroso para tratar do pecado de Acabe.

E o Senhor pôs um espírito mentiroso na boca destes seus profetas. O Senhor decretou a sua desgraça. 1 Reis 22:23

E conforme a profecia do Senhor, Acabe morreu.

Assim o rei morreu e foi levado para Samaria, e ali o sepultaram. Lavaram o seu carro de guerra num açude em Samaria onde as prostitutas se banhavam, e os cães lamberam o seu sangue, conforme a palavra do Senhor havia declarado.
1 Reis 22:37-38

Acabe teve uma oportunidade de inclinar seu coração para Deus e mudar sua história, mas não quis. Todos nós temos essa oportunidade. Deus é misericórdia, é amor, e sempre está nos conduzindo para um caminho de paz, porém, sempre teremos a opção de escolha. E Acabe escolheu desobedecer a Deus mais uma vez.

Escolha obedecer ao Senhor!

Agora nos deleitemos em alguns salmos! Compartilho com você um versículos que me abençoa demais!!! Não deixe de ler todos os três que foram sugeridos!

Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.
Salmos 23:6

Ceres Silva
Foto de Miriam Delfino
*Mulheres da Bíblia Ensinando as Mulheres*

🌸 Ana: uma fé em evidência!


_E fez um voto, dizendo: “Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, *então eu o dedicarei ao Senhor* por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados”._
1 Samuel 1:11 NVI

▪️ Ana fez um voto de algo que ela não tinha, mas que estava pedindo ao Senhor.

💫 Isso é fé!

Uma fé em evidência.

_Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos._
Hebreus 11:1 NVI

Ana tinha plena convicção no poder de Deus e no seu agir.

💚 *Perseverança* : Devemos crer no poder de Deus e viver pela fé, firmadas nEle, perseverando independente da situação.

Miriam Delfino
Áudio de Miriam Delfino
18 de Abril de 2024

Leitura do dia:
Romanos 4 ao 7


Abraão foi um homem admirável. Ele arriscou tudo pela obediência a Deus. Mas o texto bíblico
também relata os seus pecados. O Antigo Testamento diz que Deus “lhe imputou a fé como justiça”. Se Abraão teve que receber uma justiça que não possuía, e se a sua fé lhe foi imputada como justiça, então, desde o início, a chave para a salvação é a fé e nada mais. Em seu ensinamento sobre salvação, o Antigo e o Novo Testamento são um.

Você e eu podemos depender unicamente da nossa fé em Jesus Cristo para a salvação. Através de Jesus, temos um vislumbre da bondade de Deus e sabemos que Ele é completamente digno da nossa confiança.
Como está escrito: “Eu o constituí pai de muitas nações”. Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem. Romanos 4:17
Abraão creu contra a esperança e experimentou o cumprimento da promessa de Deus.

Como um só indivíduo poderia morrer por muitos?

A resposta de Paulo é que os seres humanos não são culpados por serem pecadores, pois nasceram assim. Foram gerados sem lhes ser perguntado se queriam existir. Por outro lado, conforme declara Paulo, o fundador da nossa raça – Adão – não tinha uma natureza pecaminosa no início.

Adão era o cabeça natural da raça humana e foi feito com perfeição à semelhança de Deus. Cristo é o cabeça espiritual e o único homem, depois de Adão, com uma natureza piedosa e sem pecado. O que o primeiro cabeça fez de errado, o outro desfez. O pecado de um só homem trouxe morte à raça humana. Por isso, a morte de um só homem é suficiente para outorgar vida a todos que aceitarem essa substituição.

Que motivação há, nesse caso, para vivermos em retidão?

Cristo morreu para nos salvar dos nossos pecados. Seu perdão visa ao propósito de nos levar a odiar nossos pecados.
Não podemos ser servos do pecado e de Cristo ao mesmo tempo. Devemos escolher entre o pecado e Cristo. Não é possível agradar a Cristo e, ao mesmo tempo, continuar a viver no pecado. E, para isso, somos totalmente dependentes da graça de Deus. E o que nos limpa a cada dia é o conhecer e praticar a Palavra de Deus.

Então, para que a Lei?

A Lei nos torna conscientes da diferença entre o certo e o errado e nos demonstra que o ser humano, nascido com uma natureza pecaminosa, nunca chegará a obedecê-la plenamente, por isso, precisa de um Salvador. Só quando nos damos conta da nossa incapacidade de fazer o que é certo é que passamos a desejar um Salvador e a dar valor a Ele, porque sem Ele sabemos, muitas vezes, o que é certo, mas não temos força para fazê-lo.

Ceres Silva
Última aula da nossa série de estudo sobre “Perseverença”. Nesta semana em especial vivendo o que eu ensinei, rsrs,

Mas foi lindo!
Que tempo de aprendizado!

Deus abençoe e nao deixe de compartilhar esse série!
Ceres Silva 🤍
19 de Abril de 2024

Leitura do dia:
Romanos 8 ao 10



Paulo faz um contraste entre andar na carne e andar no Espírito. “Andar” se refere ao estilo de vida, e andar na carne é viver de acordo com os nossos desejos egoístas. Já andar no Espírito é ter uma vida submissa ao controle do Espírito de Deus.

O Espírito de Deus habita permanentemente em cada cristão a partir do momento que o indivíduo crê em Jesus Cristo. A presença ou a ausência do Espírito Santo dentro de cada um determina se a pessoa experimentou ou não a salvação.
Jesus nos transforma de criaturas em filhos de Deus. E, como filhos, somos obrigados a não viver segundo os desejos pecaminosos e egoístas da nossa carne. Aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são de fato filhos de Deus. Obediência é o teste do relacionamento pessoal com o Senhor.
Realmente uma vida de obediência a Deus não é fácil. Paulo contrasta os sofrimentos do presente com a gloriosa esperança do futuro.

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Romanos 8:18 (ARC)

Crer em Jesus é entregar a vida a Ele e, a partir daí, passar a viver de acordo com sua vontade e ir deixando a própria. A Palavra nos ensina que nem mesmo orar sabemos. É o Espírito de Deus quem vai operar em nós e através de nós. A partir dessa consciência e entrega, todas as coisas vão cooperar para nosso bem, sejam elas boas ou más.

Sabemos que Israel foi o povo escolhido de Deus, através do qual nosso Salvador foi enviado. Glória a Deus por eles. No entanto, Deus rejeitou Israel, porque Israel rejeitou a Deus. Deus é soberano. Ele não é obrigado a responder à humanidade. Como o barro não tem poder nem autoridade para questionar o trabalho do oleiro, assim ninguém tem autoridade para questionar os caminhos de Deus.
Para os judeus (israelitas), Cristo era uma pedra de tropeço, pois eles persistiam em tentar obter a justiça cumprindo a Lei. Os gentios (todos aqueles que não eram judeus), ao contrário, aceitaram a justiça de Deus pela fé. Todas as pessoas, tanto judeus quanto gentios, têm a mesma oportunidade de estar diante de Deus.
Deus, em Cristo, realizou tudo o que era necessário para a salvação. Tanto judeus quanto gentios são recebidos diante de Deus pela fé em Cristo. Nenhum esforço ou conquista humana pode salvar e tornar uma pessoa justa diante de Deus.

Ceres Silva
HTML Embed Code:
2024/06/01 09:23:57
Back to Top